O Rio São Francisco nasce lá no alto do chapadão da Serra da Canastra. Vai vitaminando em água e faz a curva para descer com mais coragem pela cachoeira da Casca D`anta. Um lindo véu branco, serpenteando e dançando por entre as rochas pontiagudas. Cai lá embaixo como um gigante enfurecido, barulhento e forte. Bem na terra onde está a cidade de Vargem Bonita.
No passado, mais do que água, bem ali no seu inicinho, o Rio São Francisco corria sob pedregulhos e muitos diamantes. Não foi pouca gente que largou tudo para tentar o sonho da pedra preciosa do Velho Chico. A pacata cidadezinha de hoje chegou a ter mais de 30.000 pessoas, entre forasteiros e os próprios moradores tradicionais da terra. Todos em busca do sonho da fortuna fácil. Um deles foi Reinaldo, filho da região.
Sorte no garimpo de pedra, ele não teve. Voltou-se para outra preciosidade da Canastra: o queijo.
Hoje, Reinaldo trata sua queijaria como o leito do São Francisco, por onde tantas vezes se enfiou em busca de conquistas. E se no passado a sorte não lhe veio às mãos, hoje, na casinha de queijo, a cada peneirada, um diamante.
Não tem pedra preciosa que encha de mais orgulho um filho da Canastra do que o dourado da casca de um queijo curado.